A logística e o transporte de matérias-primas, são áreas que envolvem grandes volumes de recursos, equipamentos e informação. São atividades conhecidas pela sua complexidade de implementação, nomeadamente de processos e automações, e de coordenação.
É essencial o controlo de fluxos de informações, manuseio de materiais, produção, embalagem, inventário, transporte, armazenagem e, muitas das vezes, de segurança. Em certas partes do processo, podem ainda existir tarefas rotineiras e repetitivas, que requerem a presença de uma pessoa para controlar e verificar as operações.
Quaisquer que sejam as necessidades da sua indústria, o CHECKPOINT.VISION é um sistema de controlo de cargas, operado por visão por computador. Permite o reconhecimento de objetos, assim como o controlo e a verificação do transporte de cargas. Para além disso, fornece controlo absoluto e validação da integridade e transporte de matérias-primas, desde a origem até ao destino. O CHECKPOINT.VISION garante:
- Gestão dos dados – Acesso centralizado e seguro a todas as informações
- Zero fraudes – Permite validação da integridade da carga no destino
- Métricas de carga – Gera várias métricas de carga e medidas através da visão computacional
- Integração – Facilmente integrado com outros sistemas de TI
Uma das aplicações práticas do CHECKPOINT.VISION é, por exemplo, controlo e validação da integridade e transporte de matérias-primas, desde a origem até ao destino. Vejamos caso prático da sua usabilidade.
Caso de Estudo: Controlo e Validação do Transporte de matérias-primas (Altri e The Navigator Company)

Para além do seu core business, a Altri e a The Navigator Company exploram e gerem culturas de eucalipto, que asseguram parte das necessidades de matérias-primas. A outra parte é fornecida através de fornecedores de outsourcing. A distância e fonte de matérias-primas conta para o custo do serviço e não havia forma de controlar a autenticidade destes fatores. Como resolvemos? Vejamos…

1) Recolha de “impressões digitais” e medida de carga
À medida que o camião passa pelo posto de controlo, a informação sobre a carga é recolhida através de sensores de visão.

2) Upload da informação (Cloud)
Toda a informação sobre a carga e o veículo é enviada para o sistema central da nuvem.

3) Verificação e Correspondência da carga
Quando o veículo chega ao destino, a carga é igualada (colocação e distribuição de registos) e validada. Cargas que não são consideradas válidas são rejeitadas.
O CHECKPOINT.VISION saberá, sempre, o que os seus fornecedores trazem para as suas fábricas, fazendo com que torne mais eficiente. Esperamos que tenhamos ajudado a perceber melhor a aplicação prática do CHECKPOINT.VISION! Caso tenha alguma dúvida, envie-nos a sua mensagem, teremos todo o gosto em o esclarecer. Até breve…