Uma parte importante da utilização de sistemas de inteligência artificial (IA), é permitir que as empresas sejam mais eficientes enquanto os sistemas trabalham de forma independente. Uma das partes mais reconhecidas de tais sistemas é o reconhecimento de imagem de IA. Isto permite que a máquina localize, identifique e classifique objetos.
O que é a deteção de objetos em vídeo?
A deteção de objetos é também conhecida como deteção de imagem, reconhecimento de objetos ou identificação de objetos. O seu objetivo é responder à pergunta “Que objetos estão no vídeo, e onde estão eles?
A deteção de objetos de vídeo imita a visão humana, permitindo às máquinas analisar cada fotograma de um vídeo e identificar os objetos presentes no seu interior. Este tipo de ferramenta visa localizar e identificar objetos vistos numa entrada de vídeo.
Como é que a deteção de objetos em vídeo funciona?






A deteção de objetos de vídeo classifica instâncias de objetos visuais, tais como humanos, veículos, edifícios, animais, etc. Como em qualquer outra solução de IA, o sistema precisa de ser “ensinado” ou “treinado” para detectar objetos num vídeo. Para isso, há alguns passos que precisam de ser seguidos:
- Recolha de dados – O primeiro passo é a criação de uma biblioteca de vídeo, de preferência que corresponda ao caso de utilização real. Quando todos os dados são recolhidos, são criadas diretrizes para a etiquetagem de objetos de interesse.
- Etiquetagem de dados – Nesta fase, são desenhadas caixas de delimitação nas entidades que queremos que a IA identifique, com o objetivo de ensinar a máquina a reconhecer esse tipo de objetos. Esta etapa e a anterior são extremamente importantes para operações corretas.
- Treino – O algoritmo é depois treinado com esses dados, para garantir a sua precisão. Após o treino inicial, o desempenho é avaliado em dados que não foram incluídos no conjunto de dados inicial.
- Testes – Na etapa final, a máquina passa por testes reais, para determinar a exatidão dos resultados e o acesso, caso seja necessária mais formação. São realizadas múltiplas experiências, e são feitas melhorias com base no feedback.
Casos de utilização para deteção de objetos em vídeo
Existem numerosos casos de utilização para a deteção de objetos de vídeo, como por exemplo:
- Video Vigilância – A segurança pode ser melhorada utilizando a deteção de objetos de vídeo. Os retalhistas podem ter as suas lojas e armazéns equipados com o sistema para alertar a segurança em casos de roubo. Também pode ser utilizado para monitorizar a segurança e o desempenho dos funcionários.
- Análise de tráfego – Ao contar os veículos nas estradas e parques de estacionamento, é possível evitar engarrafamentos, e as soluções de estacionamento podem ser otimizadas. Estes dados podem também ser utilizados para a construção, manutenção e melhoramento de estradas.
- Deteção de texto – O reconhecimento de matrículas pode ser utilizado para dar acesso a veículos autorizados, localização de veículos e rastreio.
- Deteção facial – Já existem várias utilizações para este sistema, mesmo na vida quotidiana, com, por exemplo filtros de rede sociais que seguem rostos, e sistemas de segurança automatizados que bloqueiam ou desbloqueiam acessos usando o reconhecimento facial.
AID.VISION – Deteção automática de incidentes em estradas

A AID.VISION é uma solução alimentada por sistemas de Inteligência Artificial, que detecta automaticamente vários tipos de incidentes e desencadeia alertas em tempo real para um centro de operações.
Confirme aqui todas as soluções da MakeWise, e inicie o processo de transformação digital da sua empresa. Contacte-nos!