A Visão por Computador é uma tecnologia incrível. O objetivo é fazer com que os computadores consigam ver e interpretar imagens do mundo real, e que reconheçam padrões, pessoas, animais, objetos ou, até mesmo, ações da mesma forma de que nós, humanos, o fazemos. Mas como é que a Visão por Computador funciona? E, como é que ensinamos as “máquinas” a interpretar aquilo que vêm?
O primeiro passo passa por perceber o que é a Visão por Computador, e o que é que esta tecnologia é capaz de fazer. Depois, podemos “mergulhar” no seu processo, e ver como funciona a Visão por Computador.
Como funciona a Visão por Computador?
Como vimos, o grande objetivo da Visão por Computador é “… reconhecer padrões, pessoas, animais, objetos ou, até mesmo, ações da mesma forma de que nós, humanos…”. Muito resumidamente, o processo passa por: 1) Aquisição da Imagem; e 2) Processamento da Imagem.
No entanto, para este simples processo funcione, a Visão por Computador tem de se aliar a outras tecnologias, como por exemplo: 1) Machine Learning; 2) Inteligência Artificial; e 3) Deep Learning.
É assim que, a partir de um conjunto de imagens, podemos treinar os sistemas de Visão por Computador a identificar não só detalhes comuns, mas também a diferenciar objetos, animais e pessoas. Para além disso, este é um processo constante, sendo que os sistemas ficam mais inteligentes, quanto mais informação processam. Assim, a Visão por Computador funciona da seguinte forma:
1) Aquisição da imagem – O sistema recebe a imagem proveniente de camaras, sensores ou outro tipo de hardware ou software.
2) Pré-processamento – O sistema processa a imagem para se assegurar da qualidade desta. Este passo poderá envolver processos tais como: a redução de ruídos; ajustes de contraste; entre outros.
3) Extração de características – O sistema reconhece as características matemáticas da imagem, como texturas, formatos e movimentos.
4) Deteção e segmentação – O sistema prioriza a relevância de cada região da imagem para o processamento final.
5) Processamento – O sistema faz a classificação do objeto detetado, e despoleta (de acordo com os modelos implementados) um conjunto de avisos, notificações ou, simplesmente, o output dos dados.
Quer ver como a Visão por Computador funciona na prática?
Para ver como a Visão por Computador funciona ou pode ser aplicada na prática é simples… confira alguns dos nossos produtos, e vejamos como eles usam a Visão por Computador para automatizar processos de diversas áreas de atuação:
PLATE.VISION – Muito mais do que um Identificador de Matrículas ANPR (Automatic Number Plate Recognition), é software de identificação de veículos em tempo real (Placa de Matrícula, Número de Identificação do Veículo, Marca e cor, etc.). Pode ser usado, por exemplo, na supervisão de reabastecimento em postos de abastecimento de combustíveis ou em parques de estacionamento, na autorização, monitorização e controlo no acesso dos veículos. Veja aqui todos os casos de estudo.
CHECKPOINT.VISION – É um sistema operado por visão por computador, direcionado à Logística e transporte de Matérias-Primas, que permite o controlo de cargas que permite o reconhecimento de objetos, assim como o controlo e a verificação do transporte de cargas. Veja aqui todos os casos de estudo.
AID.VISION – É uma solução de deteção automática de incidentes em estradas, alimentada por sistemas de Inteligência Artificial, que deteta automaticamente diversos tipos de incidentes e desencadeia alertas, em tempo real, para um centro de operações. Veja aqui todos os casos de estudo.
Confirme aqui todas as nossas soluções, e caso deseje usar a Visão por Computador em prol da Transformação Digital da sua empresa, contacte-nos!